adm. brasil
R: Organizações privadas visam os lucros, são responsáveis pela produção de bens e serviços, muitos deles essenciais para a humanidade. Desde a década de 80, vêm ocupando o espaço deixado pelo Estado, na oferta de serviços à sociedade, como saúde, educação e lazer. Organizações públicas atuam no nível federal, estadual e municipal, e entre elas temos as que se configuram em administração direta e administração indireta. Quando estamos gerindo uma organização complexa, com ou sem fins lucrativos, o principal problema com o qual os gestores se defrontam é, justamente, o excesso de complexidade.
2. No senso comum, organizar-se é uma forma de “ter tudo arrumado para projetar ações etc.”. Já na literatura encontráramos diferentes definições. Identifique o que há de comum nessas definições.
R: Atingir a finalidade e a missão específicas da instituição seja uma empresa comercial, hospital ou uma universidade; Tornar o trabalho produtivo e transformar o trabalhador em realizador; Taylor preconizava a prática da divisão do trabalho, administrar os impactos sociais e as responsabilidades sociais. Na administração o processo de planejar, organizar, liderar e controlar são membros da organização, e usar os recursos disponíveis para a organização e sim gratificante para os objetivos estabelecidos.
3. Explique o que é teoria no senso comum, teoria no campo científico e teoria no campo da Administração.
R: O senso comum consagrou em administrar algo prático sob um determinado ângulo da realidade administrativa. O problema é que se a prática for vista como única referência, de uma base estruturada de conceitos, não há como definir, documentar, acompanhar, orientar e validar tais práticas.
A administração científica é um modelo de administração criado pelo americano Frederick Winslow Taylor no