Politica européia e adm. do brasil
União das Coroas Ibéricas
A Europa do século XVI foi em grande parte dominada politicamente pela poderosa família dos Habsburgos. Eles tinham domínios sobre o Sacro Império Germânico e sobre varias outras regiões do continente europeu. O domínio dos Habsburgos chegou à Espanha em 1516, quando Filipe II, filho de Carlos, se tornou rei espanhol. Filipe era considerado um dos reis mais poderosos do mundo, seu império era constituído pela Espanha, parte dos Países Baixos (Holanda), parte da Itália, e todas os domínios desses países na Ásia e na América, e como se não bastasse Felipe II tinha a pretensão de estender seu domínio sobre Portugal e suas colônias. E sua oportunidade ocorreu em 1578.
Portugal sob o domínio espanhol Em 1578 o rei D. Sebastião foi morto na batalha de Alcácer Quibir, quando tentava expulsar os mulçumanos do norte da África, território que ele pretendia conquistar. Como D. Sebastião não deixou herdeiros, foi seu tio-avô D. Henrique que assumiu o trono, e como ele era um velho Cardeal, logo morreu e também não deixou herdeiros. Com a morte de D. Henrique, Felipe II que tinha linhagem real também em Portugal, assumiu o trono português em 1580, quando seu exército derrotou o exército lusitano na batalha de Alcântara. Iniciava-se ai o período denominado União das Coroas Ibéricas, no qual Portugal ficou sob o domínio da Espanha e que se estendeu até 1640. Nessa época a economia dos dois países estava abalada devido ao enorme gasto com produtos manufaturados da Inglaterra, França, e Holanda, com construções suntuosas e com artigos de luxo, e com a estrutura econômica abalada, cada vez mais os países ibéricos dependiam de suas colônias.
A colônia portuguesa sob o domínio espanhol Como Portugal estava dominado pela Espanha dos Habsburgos, automaticamente o Brasil também estava sob esse domínio, mas a legitimação do poder dos espanhóis sobre Portugal