Aditivos
A construção civil utiliza aditivos químicos com diversas finalidades, que podem ser para: Aumentar a resistência, evitar infiltrações e garantir a vida útil. Os aditivos não estavam presentes neste segmento desde o desenvolvimento ou o começo da aplicação do concreto, já hoje são de fundamental importância na sua composição. São empregados de forma a obter características especiais de acordo com a necessidade. Algumas aplicações exigem um concreto com a cura "secagem" em tempo acelerado, já outras exigem que este não congele antes deste processo, como acontece em países com temperaturas negativas, como existe água no concreto em sua formulação, esta por sua vez pode congelar durante a aplicação comprometendo todo o processo e inviabilizando-o por consequência. Por isso os aditivos têm a propriedade de alterar o concreto, seja em estado fresco ou endurecido e apesar de estarem divididos em vários tipos de aplicações os aditivos possuem principalmente dois objetivos principais, o de ampliar as qualidades de um concreto, ou de minimizar seus pontos fracos. Como exemplo, podemos dizer que sua aplicação pode melhorar a qualidade do concreto nos seguintes aspectos:
- Trabalhabilidade
- Resistência
- Capacidade
- Durabilidade
- Bombeamento
- Fluidez (auto adensável) E pode diminuir sua: - Permeabilidade
- Retração
- Calor de hidratação
- Tempo de pega (retardando ou acelerando)
- Absorção de água Sua utilização, porém, requer cuidados. Além do prazo de validade e demais preocupações que se devem ter com a conservação dos aditivos são importantes se estar devidamente informado sobre o momento certo da aplicação, a forma de se colocar o produto e a dose exata.
Não é exagero comparar os aditivos aos remédios, visto que podem tanto trazer excelentes benefícios para o concreto, como também inutilizar toda uma produção apenas utilizando a dose