Principais problemas ambientais e seus impactos
Unidade 01 – Ar e Atmosfera
Estrutura:
A atmosfera, elemento chave da questão das mudanças climáticas globais, é uma mistura de gases e partículas em suspensão que envolvem a Terra em uma espécie de “cobertor” que nos protege das radiações do sol e ajuda a manter a temperatura do planeta em níveis confortáveis.
A estrutura física da atmosfera divide-se em camadas segundo a pressão, temperatura, altitude e densidade.
• Termosfera o De 80/85 a 640 km de altitude; o Sua temperatura pode chegar a 2500oC na parte mais alta, resultando em uma densidade de moléculas tão pequena que se movem em trajetórias aleatórias e raramente se chocam
• Mesosfera o Situa-se na faixa de 50 a 80/85 km de altitude; o A temperatura diminui com a altitude, chegando a -90º C no seu topo.
• Estratosfera o Desde a troposfera até cerca de 50 km de altitude; o Temperatura é inferior ao ponto de congelamento; o Mais seca e menos densa que a troposfera; o Concentra 9% de todos os gases da atmosfera; o Onde encontra-se a camada de Ozônio; o Temperatura constante na parte mais baixa, crescendo com a altitude devido a absorção de energia pela Camada de Ozonio.
• Troposfera o De 10 a 12 Km de altitude; o É a região onde ocorrem os fenômenos meteorológicos; o A temperatura diminui com a altitude.
Composição:
Ar é a mistura de gases e aerossóis que forma a atmosfera.
Fina Camada:
A circulação dos gases na atmosfera faz parte de um sistema climático dinâmico e frágil.
Poluição Global:
Além do aquecimento global, o buraco da camada de ozônio (o ozônio na altitude da estratosfera atua como um filtro dos raios solares, próximo a superfície da terra ele é toxico) e a chuva ácida (o dióxido de enxofre, entre outros, alteram o PH de grandes porções de água na atmosfera e causam a chuva ácida, causando danos, principalmente à vegetação e edificações)