Aditivos
Os aditivos são adicionados ao lubrificante para que ele possa executar suas principais funções de maneira mais adequada como: lubrificar, diminuir o atrito, trocar calor, limpar e impedir o contato entre as peças móveis.
Os principais tipos de aditivos são: anticorrosivos, antiespumantes, detergente-dispersante, melhoradores do Índice de Viscosidade, agentes de extrema pressão.
Tipos de aditivos e sua função
Antioxidantes: retardar a oxidação dos óleos lubrificantes, que tendem a sofrer esse tipo de deterioração quando em contato com o ar, mesmo dentro do motor.
Detergentes/ Dispersantes: impedir a formação de depósitos de produtos de combustão e oxidação, mantendo-os em suspensão ("dissolvidos") no próprio óleo e permitindo que sejam retirados pelos filtros ou na troca do lubrificante.
Anticorrosivos: neutralizar os ácidos que se formam durante a oxidação e que provocam a corrosão de superfícies metálicas
Antiespumantes: minimizar a formação de espumas que tendem a se formar devido a agitação dos óleos lubrificantes e prejudicam a eficiência do produto.
Melhoradores de índice de viscosidade: reduzir a tendência de variação da viscosidade com a variação de temperatura.
Inibidores de corrosão e ferrugem: Os inibidores de corrosão e ferrugem formam um filme, servindo de barreira, na superfície do substrato, reduzindo, assim, a taxa de corrosão. Os inibidores também formam uma película protetora contra a ação da água, do oxigênio e de outras substâncias quimicamente ativas.
Corantes: Têm a finalidade de facilitar a identificação de vazamentos e impedir a confusão entre produtos. superficiais (camadas de metal), que devem evitar a soldagem dos picos de rugosidade e atingir o deslizamento das superfícies de metal um em cima do outro sem desgaste.