Aditivos quimicos para concreto
INTITUTO POLITÉCNICO – CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA
ADITIVO QUÍMICO PARA CONCRETO
CURSO:ENGENHARIA CIVIL PROFESSOR TIDIR: MATEUS GOUVEA DE SOUSA
Caroline Ester, Cledson Duarte, Erica Moreira, Fulvio Coelho, Gustavo França, Mariana Silva,
Rafael Mota, Wagner Rabelo, Bárbara Fernandes
Introdução
Com base no livro didático “Química Geral, John B. Russel”, a química e o estudo realizado de diversas áreas da ciência. A aplicação na engenharia civil proporciona um papel nos estudos das propriedades da matéria, composição e transformação. Russel (1994), afirma que na prática, a química ajuda a adquirir um útil discernimento dos problemas da sociedade, com aspectos científicos e técnicos. E que nas varias áreas do conhecimento vem se desenvolvendo e avançando juntamente com a humanidade.
A química atua como um instrumento prático para o conhecimento e a resolução de problemas em muitas áreas de atuação da vida humana. É usada rotineira e extensivamente em engenharia, agricultura, silvicultura, oceanografia, física, biologia, medicina, tecnologia de recursos ambientais, nutrição, odontologia, metalurgia, eletrônica, ciência espacial,tecnologia fotográfica e em inúmeros outros campos” (RUSSELL, 1994, p. 18).
Em se tratando das substancias e misturas, a química é abordada como um dos pilares para a engenharia civil, de modo a contribuir para realização na produção de diversos materiais para construção, entre eles o concreto. De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas / Comitê Brasileiro de Cimento, Concreto e Agregados (ABNT/CB–18, 2006), O concreto é uma mistura homogênea de cimento e agregados. Os aditivos para o desenvolvimento do concreto são usados para obter concretos com características especiais.
1. Justificativa
Ao longo do tempo a utilização do concreto e a sua formula, vem sofrendo alterações com objetivo de melhorias na sua aplicação