Aditivos Quimicos Para Concreto
A construção civil vem sendo constantemente inovada por meio de diferentes tecnologias, onde entre essas esta o uso de aditivos junto ao concreto e argamassa.
O concreto é uma mistura homogênea de cimento e agregados. Os aditivos adicionados são usados com a finalidade de alterar as propriedades do material, seja ele já seco ou fresco.
Atualmente os aditivos são de extrema importância para a composição do concreto. Esses que são produtos químicos adicionados á mistura de concreto. Os aditivos mais utilizados são: retardadores, plastificantes, incorporadores de ar, superplastificantes (acelerados e retardadores).
O principal objetivo é aumentar a qualidade do concreto e diminuir seus pontos fracos.
DESENVOLVIMENTO
A busca por um produto final melhor fez com que estudos fossem iniciados na área do concreto, pois se trata de um dos matérias de maior importância na construção civil. Com isso passou a ser utilizado adições químicas. Antigamente, essas adições se davam através de sangue de animais, clara de ovos entre outros matérias. Porem com o passar dos anos e com a inovação tecnológica, essas técnicas foram substituídas.
Os aditivos químicos são adicionados em pequenas quantidades, com o intuito de melhorar a qualidade e adequar o produto a algumas condições, conforme as normas da NBR 11768/2011.
Os aditivos devem ser utilizados de acordo com sua principal função, sejam essas físicas, químicas, físico-química. Contudo, os mesmo apresentam vantagens e desvantagens.
Entre as principais vantagens está o aumento da trabalhabilidade e resistência, diminuição do uso de água, retardação da pega, redução do coeficiente de permeabilidade, melhor aspecto e acabamento além da redução no custo unitário do concreto.
Contudo, vale lembrar que sua utilização, requer cuidados. Além do prazo de validade e demais precauções que se devem ter com a conservação dos aditivos é importante estar devidamente informado sobre o momento certo da aplicação, a