ADITIVOS QU MICOS
Docente: Aline do Nascimento
Discentes:
Natália Rocha
Andreza Noronha
Graziele Alves
Lindiana Andrade
Glenda Kimberlly
Elaine Garcia
Maiane Ferreira
O que são Aditivos Químicos?
Aditivos
químicos são substâncias que acrescentam danos aos alimentos para alterar sua cor, sabor, textura e aroma, mantê-los conservados e frescos por mais tempo. Os aditivos passam por rigorosos testes e os que provocam efeitos colaterais não são aprovados. Principais razões para a utilização de aditivos alimentares pela indústria
• Manter a consistência dos produtos (ex: molhos para saladas manterem-se macios e consistentes).
• Aumentar o valor nutricional – certos nutrientes são inexistentes em alguns alimentos ou perdem-se durante o processamento Exemplo: cereais, margarinas, leitos enriquecidos com aditivos como vitamina A, vitamina D, ferro, ácido ascórbico, ácido fólico, etc.
• Para manter o paladar e a qualidade – os alimentos perdem sabor e frescura devido ao envelhecimento e exposição a elementos naturais como a humidade, o ar, as bactérias e os fungos. São substâncias baratas que conseguem agregar valor a um alimento aparentemente simples.
Veja o significado e a indicação dos estranhos nomes nos rótulos dos produtos industrializados:
C: São corantes naturais (Cl) ou artificiais (C2).
F: Indica aromatizantes ou flavorizantes.
EP: Sinônimo de espessante.
U: É o umectante.
AU: São os anti-umectantes.
ET: Indica a presença de estabilizantes.
H: Sigla dos acidulantes.
D: edulcorantes.
P: Significa a presença de conservantes.
A: Anti-oxidantes.
ANTIOXIDANTES
Definição : São substâncias que retardam o aparecimento de alterações oxidativas nos alimentos, impedindo a interação com o oxigênio.
Finalidade do uso pela indústria
Os antioxidantes procuram manter os alimentos em boas condições de consumo por mais tempo. Eles tem sua principal aplicação em óleos e gorduras, impedindo ou retardando sua deterioração, evitando a formação de "ranço" por algum