Adiministração de Empresas
Os Administradores existem porque as organizações existem e necessitam ser geridas por profissionais preparados e especializados em determinadas funções. Os Administradores atuam como um elo entre os interesses dos sócios e das pessoas. Os Administradores existem para garantir o retorno sobre os investimentos dos negócios. Devem garantir as responsabilidades designadas a eles e ao seu pessoal. As organizações necessitam dos Administradores e os responsabilizam pelo desempenho do negócio. Sem os Administradores com certeza faltaria alguma coisa na organização.
Para isso necessita desenvolver um perfil profissional adequado à realidade de cada organização, em três níveis: estratégico, intermediário e operacional.
· Nível Estratégico: é o nível onde se centralizam as decisões estratégicas e onde estão situados os altos executivos e o alto escalão da organização.
· o nível gerencial, maior será a responsabilidade e a necessidade de o administrador pensar conceitualmente. Habilidades conceituais e de relações humanas são essenciais. Nas organizações médias ou pequenas encontramos, nesse nível, os próprios donos ou administradores vinculados à família.
· Nível tático ou nível intermediário: na grande organização, é caracterizado pela média gerência, integrada pelos Administradores imediatos. Os Administradores locados neste nível têm como responsabilidade a elaboração de planos táticos de trabalho. Isto é, pela definição de estratégias e políticas de funcionamento, para que a organização realize resultados. As habilidades conceituais e humanas são as mais apreciadas nos Administradores locados nesse nível. Os Administradores ou os profissionais desse nível geralmente são especialistas em sua área de atuação: administrador comercial, administrador financeiro, administrador de recursos humanos, administrador de