Adesamento
1. Introdução
Denomina-se recalque ao deslocamento vertical que sofre a superfície do terreno resultante de uma variação nas tensões a que o solo está submetido.
Recalques podem resultar de variações de volume e de variações de forma da massa de solo, ambas provocadas por variações de tensão. Os recalques provocados por variações de forma são chamados de recalques imediatos e serão discutidos no curso de Fundações. O enfoque desta aula é voltado exclusivamente aos recalques resultantes de variações de volume.
Todos os solos, quando são carregados, sofrem recalques devidos a variações volumétricas, pois possuem uma estrutura porosa (partículas + vazios). Sob a ação da carga, o volume de vazios diminui, seja pela compressão do ar, seja pela expulsão da água. Considera-se que o volume dos sólidos permanece constante, tendo em vista que a compressibilidade dos grãos é desprezível quando comparada com a dos vazios. Em solos secos, a variação de volume, devido à compressão do ar, ocorre instantaneamente. Em solos saturados, o processo pode ser mais demorado, uma vez que depende da velocidade de escoamento da água. Em solos granulares, que são altamente permeáveis, tal processo é muito rápido. Em argilas, entretanto, que apresentam baixa permeabilidade, a variação de volume, e os recalques consequentes, podem demorar bastante tempo, após o carregamento, para ocorrer completamente. 2
Além do mais, há outra diferença no que se refere à compressibilidade de solos granulares e solos argilosos. Enquanto no primeiro grupo, os recalques são em geral pequenos, no segundo eles podem ser muito elevados.
Pelas razões expostas, a questão da compressibilidade de solos se restringe basicamente aos solos argilosos.
O mecanismo através do qual ocorrem os recalques por variação volumétrica é conhecido por adensamento. O caso mais estudado é o do adensamento unidimensional, ou seja, aquele em que a variação de volume ocorre por