Aderência dos Pneus
O conceito de atrito, em física, é denominado como sendo uma força natural que atua quando um objeto está em contato com outro e sofre a ação de outra força que tende a coloca-lo em movimento. Depende da Força Normal que age num corpo em contato com a superfície; quanto maior for a força Normal maior será o atrito (HALLIDAY, 2006).
Sem o atrito, todas as formas de transporte que se deslocam sobre rodas não poderiam mover-se, pois é o atrito entre as rodas e o solo que permite às primeiras agarrarem-se ao solo, produzindo movimento pela troca de forças.
Desde meado da década de 1930, pesquisadores do tema aderência pneu-pavimento e suas consequências, comprovam que a baixa aderência pneu-pavimento constitui um fator de risco à segurança dos usuários e que a resistência à derrapagem dos pavimentos é um parâmetro variável em função das condições climáticas e do tempo.
Aderência Pneu-Pavimento
Ao avaliar a segurança viária, um dos principais itens relacionados ao pavimentos que deve ser levado em consideração é a condição da superfície quanto a aderência pneu-pavimento, pois esse fator possibilita ao motorista manter a trajetória do veículo mesmo em condições adversas. Portanto, a boa interação entre o pneu do veículo e a superfície de rolamento do pavimento deve ser assegurada e a forma mais eficaz para que isso ocorra é garantindo a boa qualidade da textura da superfície de contato. A boa interação entre o pneu e a superfície do pavimento depende basicamente da qualidade da área de contato entre esses dois elementos. Dessa forma, quando existem elementos que atuam como lubrificante entre o pneu e o pavimento, pode-se, de modo simplificado, atribuir essa perda de aderência à redução da área de contado pneu-pavimento. As variações na área de contato pneu-pavimento com o aumento da velocidade ocorrem devido à ascensão do fluido na parte anterior do pneu. Quando a roda do veículo passa sobre uma