Aderencia de argamassa
ARGAMASSAS Definições
Argamassa Misturas homogêneas de um ou mais aglomerantes, agregados miúdos e água, podendo ter adicionado à esta materiais (aditivos) com a finalidade de melhorar determinadas propriedades. Tem a propriedade de aderir a materiais porosos e de endurecer após certo tempo. Pasta Mistura de aglomerantes com água.
Componentes das argamassas Cimento Cal Gesso Agregado miúdo (areia) Aditivos Funções das argamassas As argamassas de revestimento ou de assentamento possuem funções características, compatíveis com o seu uso. As funções mais comuns a serem comentadas são: Distribuir uniformemente as cargas atuantes nas paredes por toda a área resistente dos componentes das alvenarias. Unir solidariamente as unidades das alvenarias e ajudalas a resistir aos esforços laterais. Absorver deformações naturais a que a alvenaria estiver sujeita Selar as juntas contra a penetração de água Proteger os elementos da base
Aplicação das argamassas
São utilizadas para assentamento de tijolos, blocos cerâmicos e de concreto, cerâmicas de revestimento de piso e parede, revestimento de paredes e tetos (emboço e reboco), regularização de pisos e reparos em peças de concreto.
IMPORTÂNCIA DOS CONSTITUINTES DAS ARGAMASSAS Os componentes das argamassas possuem características próprias (particulares) que irão se manifestar quando utilizadas em conjunto, formando as argamassas.
1
Tecnologia das argamassas
Cada componente, isoladamente tem algumas propriedades físicas e químicas que irão influenciar no desempenho do conjunto. As argamassas de assentamento são elos entre as unidades (tijolos) e tem as funções de distribuir as tensões, acomodar as deformações e promover uma boa aderência na interface unidade/argamassa. Na escolha da argamassa, deve-se considerar os seguintes fatores: Função da argamassa; Condições de exposição; Tipo de superfície de aderência; Equipamentos utilizados para aplicação.
As utilizações mais comuns das