adensamento
SOLO-ENSAIO DE ADENSAMENTO UNIDIMENSIONAL
APRESENTAÇÃO:
ADENSAMENTO é o processo lento e gradual de redução do índice de vazios de um solo por expulsão do fluido intersticial e transferência da pressão do fluído para a estrutura sólida, devido a cargas aplicadas ou ao peso próprio das camadas sobrejacentes.
Grande parte das obras de engenharia civil (prédio, pontes, viadutos, barragens, estradas, etc.) é assentada diretamente sobre o solo. A transferência dos esforços da estrutura para o solo é feita através de fundações rasas (sapatas, radiers) ou profundas (estacas, tubulões).
No projeto geotécnico de fundações faz-se necessário avaliar se a resistência do solo é suficiente para suportar os esforços induzidos pela estrutura e, principalmente, se as deformações (recalques) estarão dentro dos limites admissíveis. Recalques diferenciais ou de magnitude elevada podem causar trincas na estrutura ou inviabilizar sua utilização.
Daí a necessidade do engenheiro conhecer os temas COMPRESSIBILIDADE e DENSAMENTO DE SOLOS.
O solo natural constitui simultaneamente um material complexo e variável de acordo com a sua localização. Contudo, devido à sua universalidade e baixo custo, apresenta normalmente uma grande utilidade enquanto material de construção para Engenharia Civil.
Por vezes, é normal que o solo de um determinado local não cumpra, total ou parcialmente, os requisitos necessários. Terá então de ser tomada uma decisão relativa à solução mais indicada para cada caso, e que irá geralmente contemplar uma das seguintes hipóteses:
1. Aceitar o material original e ajustar o projeto às restrições por ele impostas;
2. Remover o material do seu local original e substituí-lo por material de qualidade superior;
3. Alterar as propriedades do solo existente de forma a criar um material capaz de responder às necessidades da tarefa prevista, normalmente designada por :
ESTABILIZAÇÃO DE SOLOS. As alterações às propriedades de