ADENSAMENTO
Esse ensaio pretende determinar diretamente os parâmetros do solo, necessário para o calculo de recalque. O ensaio de adensamento é uma amostra de solo de pequena espessura que onde é instalado dentro de um anel rígido em laboratório; o corpo de prova sofre uma drenagem pelas faces superior e inferior com um auxilio de pedras porosas , o conjunto é levado a uma prensa onde são submetidos a aplicações de tensões verticais ao corpo de prova em vários estágios do carregamento.
Cada estagio permanece atuando ate que cessem as deformações originadas pelo carregamento onde na pratica é normalmente 24 horas, logo, aumenta-se o carregamento aplicando o dobro do carregamento que estava anteriormente. As medidas que se fazem usualmente são as de deformação do corpo de provas pela variação da altura ao longo do tempo, em cada estágio de carregamento. O coeficiente de permeabilidade do solo pode ser determinado fazendo percolar água através do corpo de provas. O resultado do ensaio é apresentado em um gráfico semilogaritimo em que nas ordenadas se tem as variações de volume representada pelos os índices de vazios em cada estágio do carregamento e nas abcissas em escala logarítmica as tensões apicadas.
No gráfico se distingui três partes distintas quase horizontal, a segunda é inclinada e a terceira parte ligeiramente curva. Onde o gráfico é representado assim :
:
O primeiro trecho é um recompressão do solo, um valor caractrístico de tensão, correspondente á máxima tensão que o solo já sofreu na natureza, onde de fato ao retirar a amostra indeformada do solo para ensaiar em laborátorio está sendo eliminadas as tensões graças ao solo sobrejacente o que permite na amostra um álivio de tensões e, consequentemente uma ligeira expansão.
Logo depois ultrapassado o valor característico de tensão o corpo de provas começa a se comrpimir sujeita a tensões superiores as tensões máximas por ele já suportadas em a natureza; assim as deformações são bem