Adei
"O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo com mais inteligência.
Não vejo a relação concebida entre desistência e fracasso! Em qualquer empreitada, existe o risco inerente a qualquer projeto de dar certo ou não! O fracasso é componente intrínseco daqueles que tentam, e nem sempre o desistir é algo digno de repreensão. Quem delimita a insistência, a luta e a hora de parar, é o bom senso. Me assusta essa posição onipotente que se não desistirmos alcançaremos o sucesso. A vida não é assim. Existem fatores não sujeitos a nossa vontade que podem interferir definitivamente em nossos projetos de vida! Henry Ford implantou um projeto na Amazônia, em 1930, de seringais para sua indústria automobilística e, na primeira praga, na primeira dificuldade, desistiu de seu projeto! Um fracassado ou alguém que soube a hora de parar?
Olá querida Fedra! Sua questão conduziu-me à reflexão, vez que as duas consequências interferem numa decisão de cunho pessoal e nada simplista.
O fracasso carrega uma multiplicidade de sentidos, conforme a interpretação pessoal, sua aplicabilidade e a visão do avaliador.
Muitas vezes, o ser humano fracassa em decorrência de sua incapacidade, falta de habilidade e etc. em relação ao objeto focado. Seu comportamento pode oscilar de acordo com diversificados fatores, que ausentes poderiam representar sucesso. Ao passo que o sucesso obtido que para muitos representaria vitória ou glória, para o indivíduo pode representar descontentamento, insatisfação e fracasso.
Entendi o foco principal de sua proposta. Apenas, teci tais observações, porque sabemos que de acordo com os grupos sociais, os clãs e etc. ocorrem divergências conceituais. Aliás, esse fato é notório conforme os costumes dos povos e Países.
A meu ver, ambas as atitudes possuem uma bipolaridade totalmente