Meio ambiente
CARLA RIBEIRO
OLGA LIMA
PATRICIA SOUSA
VALDENICE LIMA
VERONICA ALBES
BETÂNIA OLIVEIRA
MARCIÁRIA SOUSA
“A NATUREZA PODE SUPRIR TODAS AS NECESSIDADES DO HOMEM,
MENOS A SUA GANÂNCIA"
GANDH
"A natureza pode suprir todas as necessidades do homem, menos a sua ganância"
Gandh
INTRODUÇÃO
NESTE RELATÓRIO, ESTÁ DESCRITO DUAS ESPERIÊNCIAS DISTINTAS, ONDE ENTEDEREMOS COMO OCORRE A FERMENTAÇÃO LATICA E A FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA.
PRIMEIRAMENTE, ENTEDEREMOS O QUE É FERMENTAÇÃO?
FERMENTAÇÃO É UM PROCESSO ANAERÓBIO DE SÍNTESE DE ATP QUE OCORRE NA AUSÊNCIA DE OXIGÊNO E QUE NÃO ENVOLVE CADEIA RESPIRATÓRIA. NA FERMENTAÇÃO, O ACEPTOR FINAL DE HIDROGENIOS É UM COMPOSTO ORGÂNICO.
NA FERENTAÇÃO A GLICOSE É DEGRADADA PARCIALMENTE, NA AUSÊNCIA DE OXIGÊNIO, EM SUBSTÂNCIAS ORGÂNICA MAIS SIMPLES, COMO O ÁCIDO LÁTICO(FERMENTAÇAO LÁTICA) E O ÁCIDO ETÍLICO(FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA). NESSES PROCESSOS, HÁ UM SALDO DE 2 MOLECULAS DE ATP POR MOLECULA DE GLICOSE DEGRADADA. PORTANTO, O GANHO ENERGÉTICO É MAIOR NA RESPIRAÇÃO DO QUE NA FERMENTAÇÃO. INICIALMENTE OCORRE A GLICÓLISE, EM QUE MOLECULA DE GLICOSE É DEGRADADA EM DUAS MOLÉCULAS DE PIRUVATO, CADA UMA COM TRÊS CARBONOS, COM SALDO DE 2 ATPS. ESSA ETAPA É COMUM TANTO PARA A FERMENTAÇAO COMO PARA A RESPIRAÇAO.
A FERMENTAÇÃO É UM PROCESSO METABÓLICO RESPONSÁVEL PELA PRODUÇÃO DE INÚMEROS PRODUTOS QUE CONSUMIMOS DIARIAMENTE. ENTRE OS MAIS CONHECIDOS, PODEMOS CITAR O PÃO, O IOGURTE, A CERVEJA, O VINHO, O VINAGRE, O ÁLCOOL E VÁRIOS OUTROS. PARA QUE A FERMENTAÇÃO BIOLÓGICA OCORRA É INDISPENSÁVEL A PRESENÇA DE UM “FERMENTO”, QUE PODE SER BACTÉRIA, UM MOFO OU UMA LEVEDURA. PARA O PÃO, UTILIZAMOS O CONHECIDO “FERMENTO BIOLÓGICO”, O FUNGO UNICELULAR SACCHAROMYCES CEREVISIAE. PARA O IOGURTE ULTILIZA SE OS LACTOBACILOS PRESENTE NO LEITE.
MATERIAS
ESSSES SERAM OS MATERIAS USADOS NAS DUAS EXPERIENCIAS:
EXPERIENCIA- I
2 COPOS DE VIDROS