Adaptação das estruturas celulares
Hipoplasia
Formação deficiente de um órgão ou tecido que pode ou não funcionar. Ex: Hipoplasia de esmalte
Distrofia (nutrição difícil)
Qualquer desordem causada por falta de nutrição. Ex: Distrofia muscular.
Teratoma
Formação de tecido por células das três camadas germinativas, a partir de células totipotenciais, como as das gônadas. Formam vários tecidos, como pele, músculo, gordura e dente. É comum o teratoma dermóide cístico do ovário (cisto dermóide) que contém pele com pelos, secreções sebáceas, e estruturas dentárias. 95% dos teratomas ovarianos são benignos, mas 1% sofre transformação maligna de um de seus elementos, geralmente para carcinoma epidermóide. Ocorrem em mulheres jovens. Os teratomas encontrados em crianças são do tipo sólido e imaturo e geralmente malignos.
Hamartoma
Formação excessiva de células e tecidos normais, com arquitetura diferente do normal. Os hamartomas muitas vezes são considerados neoplasias benignas, mas devem ser considerados como alterações do desenvolvimento, como os hemangiomas e linfagiomas congênitos. Os hemangiomas congênitos podem sofrer regressão espontânea.
Coristoma
Células e tecidos normais em localizações não habituais (Heterotópico). Resto de tecido pancreático na parede do estômago ou intestino, ou células da supra-renal nos rins, ou ainda formação de tecido ósseo na língua. Raramente causam problemas.
Adaptações do epitélio
1 -Ortoqueratina - queratina de aspecto homogêneo, hialino e acelular, normalmente encontrada no epitélio da pele e mucosa mastigatória da boca. Geralmente é simplesmente chamada de queratina. O aumento de espessura da camada de queratina, como ocorre nas leucoplasias e "calos", é chamado deHiperqueratose. A hiperqueratose também pode ocorrer em epitélios paraqueratinizados.
2 –Paraqueratina- em epitélios de mucosa móvel, como da bochecha, ventre de língua e assoalho