Conceito básico da Patologia
Patologia
Dedica-se ao estudo das alterações estruturais e funcionais nas células, tecidos e órgãos que dão origem às doenças. Explica os porquês e as causas dos sinais e sintomas manifestados por pacientes e ao mesmo tempo, fornecer informações sólidas para a assistência clínica e tratamentos racionais.
ASPECTOS BÁSICOS DE UM PROCESSO MÓRBIDO
- etiologia
- patogenia
- alterações morfológicas
- importância clínica
ETIOLOGIA OU CAUSA
Existem duas classes de fatores etiológicos: os intrínsecos ou genéticos e adquiridos.
O conhecimento da causa primária fornece a base sobre a qual se define um diagnóstico, compreende-se a enfermidade ou estabelece-se um tratamento.
PATOGENIA
Refere-se à seqüência de eventos na resposta das células ou tecidos ao agente etiológico, do estímulo inicial à expressão final da doença.
Compreende os eventos bioquímicos, imunológicos e morfológicos que expressam as várias etapas da doença.
ALTERAÇÕES MORFOLÓGICAS
Dizem respeito às alterações estruturais nas células ou tecidos que são típicas da doença ou diagnósticas do processo etiológico.
IMPORTÂNCIA CLÍNICA
A natureza das alterações morfológicas e sua distribuição em diferentes órgãos ou tecidos influenciam a sua função normal e determinam as manifestações clínicas (sinais e sintomas), evolução e prognóstico da doença.
HOMEOSTASE NORMAL
A célula é confinada dentro de uma estreita faixa de função e estrutura por seus programas genéticos de metabolismo e diferenciação, por limitações das células vizinhas e pela disponibilidade de substrato metabólico.
HOMEOSTASE
Estresses fisiológicos um pouco mais excessivos ou alguns estímulos patológicos podem acarretar uma série de adaptações celulares fisiológicas e morfológicas, preservando a viabilidade da célula e modulando sua função como resposta a esses estímulos.
Integração entre os sistemas
Mecanismo de retroalimentação da homeostase:
Sensor (estímulo)
Centro de controle
Efetor