adam smith
O sistema capitalista teve seu auge na revolução industrial. Entre 1700 e 1770 os mercados externos para os produtos ingleses cresceram mais rapidamente que os mercados internos ingleses e esse foi o fator que desencadeou a revolução industrial,e o livro de Smith foi escrito nessa época.
Smith foi o primeiro economista a fazer distinção entre lucros que se destinavam ao capital industrial,salários,aluguéis,e lucros do capital comercial.
Na teoria de Smith os indivíduos agem de forma egoísta em função de querer beneficiar a si próprio ou a classe que pertence, todavia, ele afirmava que existia uma lei natural que guiava os indivíduos a tomar essa atitude, o que vai chamar de mão invisível.
Para Smith o aparecimento das cidades européias foi a grande força que levou ao estabelecimento do estágio comercial de desenvolvimento social.eram dependentes do comércio exterior e produção em larga escala,como economicamente independentes da economia agrícola medieval.Para ele ,nessa época, houve uma extensão do direito de propriedade que permitiu aos produtores aspirar a criação de riquezas para si mesmos e não para o senhor.Esta maior liberdade e segurança liberou a vontade nos indivíduos de acumular riquezas materiais e isso criou uma ilusão nas pessoas de que a felicidade pessoal era fruto,principalmente,da riqueza material e essa ilusão que cria e mantém o movimento contínuo da operosidade da humanidade.
Smith nunca apresentou a teoria do valor trabalho,mas afirmou que foi com trabalho que toda riqueza do mundo foi inicialmente comprada.o valor de troca para Smith é determinado pela quantidade de trabalho contido na mercadoria mais alocação relativa,em diferentes ocasiões ,da mão-de-obra indireta(o trabalho que produziu os meios usados na produção da mercadoria) e de mão de obra direta(o trabalho que usa os meios para produção da mercadoria)usadas na produção.
A teoria dos preços de Smith