adam smith
Adam Smith o pai do liberalismo
Adam Smith nasceu em Kirkaldy, na Escócia, em 1723. Estudou filosofia em Glasgow e teologia em Oxford. Em 1752, tornou-se professor de filosofia na Universidade de Glasgow. Graças a seu renome, tornou-se o preceptor do jovem duque de Baccleugh, com a missão de percorrer a Europa em companhia de seu jovem aluno, para lhe apresentar os grandes espíritos da época. Foi assim que Smith conheceu os enciclopedistas ( D´Alembert, Helvétius) e os economistas da escola fisiocrata, como François Quesnay e Turgot. Foram estes que o conduziram á economia politica. Entao começou a escrever sua obra central A riqueza das nações, publicada em 1776. No fim da vida, em 1778,foi nomeado comissário das alfandegas em Edimburgo. Faleceu em 1790.
Adam Smith é considerado o pai da economia política. Sua obra principal, A riqueza das nações: investigação sobre sua natureza e suas causas, constitui uma ruptura na história do pensamento econômico. Ele indaga acerca dos fundamentos da riqueza, rejeitando as teses mercantilistas que consideram como fonte da riqueza a posse de metais preciosos. Opõe-se também aos fisiocratas, que associam a riqueza apenas ao trabalho da terra.Para Smith, a riqueza das nações se funda na divisão do trabalho e na liberdade econômica. Apartir do postulado do laisser-faire e da existência de uma ordem natural que não deve ser contrariada, a busca das ambições e dos interesses individuais pode se conjugar muito bem com o enriquecimento da coletividade. Legado:
Principais obras
Teoria dos sentimentos morais (1759).
A riqueza das nações investigação sobre sua natureza e suas causas (1776).
Ideias principais
Smith faz uma distinção entre valor de uso e valor de troca
Adam Smith investiga as origens do valor dos bens e notadamente a formação do preço do trabalho. Esse estudo o leva a formular uma teoria da repartição. Antes de Smith, o valor dos bens era definido sobretudo por sua