Adam Smith
Adam Smith, filósofo escocês nascido em 1723, foi um grande teórico do século XVIII, um dos pioneiros da chamada economia política.
Smith é considerado o mais importante teórico do liberalismo econômico e pai da economia moderna. Sua obra mais importante, “Uma Investigação sobre a Natureza e a Causa da Riqueza das Nações”, traz uma análise teórica sobre o funcionamento das sociedades comerciais e os problemas relacionados à divisão do trabalho, a acumulação do capital, a teorização sobre o valor e distribuição de renda.
Este presente trabalho irá abordar uma breve biografia de Adam Smith, comentando sobre os principais fatos de sua vida, e do mundo histórico em que vivia, e como eles influenciaram os seus pensamentos, até a criação de “A Riqueza das Nações”, onde são apresentadas algumas de suas principais teorias econômicas.
A VIDA DE ADAM SMITH
De origem nobre, filho de um funcionário público e uma herdeira de terras do condado de Fife, Adam Smith nasceu em 1723, na cidade de Kirkcaldy, Escócia. Foi na Universidade de Glasgow que, a partir de 1737, Smith iniciou seus estudos sobre os problemas econômicos. Após uma rápida passagem pela Universidade de Balliol, em Oxford, Adam Smith retornou a Kirkcaldy onde passou a ministrar cursos de literatura inglesa e estudos económicos, no qual já mencionava princípios liberais e livre-cambistas. É a partir de 1751, quando é eleito para a cadeira de Lógica de Glasgow e acaba, consecutivamente, assumindo também o ensino de Filosofia e Moral, que Smith adquire renome junto à comunidade intelectual da Escócia e passa a frequentar os debates académicos e políticos da época.
A primeira grande publicação de Adam Smith foi “Teoria dos Sentimentos Morais”, em 1759, um tratado sobre filosofia e moral que incluía, também, princípios de economia e política. Tal obra foi de extrema importância por dar a Smith à reputação de grande pensador e por acabar levando-o a ser o tutor do Duque de