Adam smith
Adam Smith: o pai do liberalismo econômico
Adam Smith, um dos principais pensadores iluministas, filho de um fiscal da Alfândega e de sua segunda esposa, nasceu no dia 05 de junho de 1723, na cidade de kirdcaldy na Escócia, foi um importante filósofo e economista1, em sua cidade natal ficou conhecido como fundador da Economia Liberal Clássica, e veio a falecer no dia 17 de julho de 17902.
VIDA DE ADAM SMITH Adam Smith estudou o primário em Kirdcaldy, e aos 14 anos, em 1737 (ano em que David Hume publica "Tratado da Natureza Humana), entrou na Universidade de Glasgow, onde estudou filosofia moral, e foi fortemente influenciado pelo seu professor Francis Hutcheson.
No ano de 1740 conseguiu uma bolsa de estudo na Universidade de Oxford onde estudou filosofia e promoveu uma auto- educação em filosofia clássica e contemporânea.
Após seis anos voltou à Escócia tornou-se conferencista público em Edimburgo, suas conferências, que cobriam ampla gama de assuntos desde retórica a história e economia, causaram profunda impressão em alguns dos grandes contemporâneos de Smith, em consequência, no ano de 1751, aos 27 anos, foi nomeado professor de lógica na Universidade de Glasgow.
Em 1759 publicou seu primeiro livro, "A Teoria dos Sentimentos Morais".
Em 1763, Adam Smith deixou de ser professor para assumir o cargo de tutor do duque de Buccleuch.
No seu circulo de amizades contavam-se, além da nobreza e altos funcionários do governo, também uma variedade de figuras das ciências, da filosofia e letras, como o químico Joseph Black, o engenheiro inventor da máquina a vapor James Watt, Robert Foulis, um grande editor, e David Hume, que Smith conheceu em Edimburgo quando voltou de Oxford, e que se tornou um amigo.
Nos entretenimentos sociais, discutiam economia e estes comerciantes o colocavam a par dos movimentos de mercado, com aquelas informações detalhadas que Smith apresentará no livro "Riqueza das Nações". 3 Entre 1764 e 1776,