Adam Smith
A história de tudo que de mais importante existe no Ocidente, democracia, ciência, razão, liberdade, igualdade, justiça, religião, filosofia e assim por diante, está profundamente ancorada na crença na idéia de progresso. E Adam Smith foi, dentre os mais importantes nomes da história do pensamento econômico, quem melhor e mais vivamente representou o crescimento econômico como prova de progresso e a busca do progresso como motor do crescimento econômico. Segundo ele, é por meio do jogo do egoísmo e do interesse individual que emerge a estabilidade e a prosperidade da sociedade. O pensamento de Adam Smith, sua visão sobre a natureza humana, a liberdade, a economia, o desenvolvimento social, constitui o pilar sobre o qual a teoria econômica erigiu a crença na idéia de progresso, pilar fundamental da Economia enquanto ciência, e base de sustentação de todas as escolas do pensamento econômico.
Assim sendo, entender essas relações constitui não só elemento fundamental para a compreensão dos limites teóricos e ideológicos da teoria econômica, mas também dos limites e das possibilidades de sustentação das principais instituições que caracterizam a civilização ocidental.
2. ADAM SMITH, O PAI DA CIÊNCIA ECONÔMICA
Foto 1: Adam Smith
Há cerca de dois séculos, Adam Smith goza da reputação bem difundida de ser o fundador da ciência econômica.
É o pai da economia moderna e é considerado o mais importante teórico do liberalismo econômico. Autor de “Uma investigação sobre a natureza e a causa da riqueza das nações”, a sua obra mais conhecida e que continua a ser uma obra de referencia para gerações de economistas, procurou demonstrar que a riqueza das nações resultava da atuação de indivíduos que, movidos apenas pelo seu próprio interesse egoísta, promoviam o crescimento econômico e a inovação tecnológica. Ou, como disse o próprio Adam Smith, ”não é da benevolência do padeiro, do