Adalbert
FUNDAMENTOS DE
REDES DE COMPUTADORES
RESUMO DA MATÉRIA (A2)
Os meios de transmissão são divididos em duas partes: Guiados (Fios) e sem fios.
Meios Guiados:
Par trançado
Utilizados em redes de telefonia e redes locais, possuem o trancamento dos pares (4 pares) para minimizar o eletromagnetismo dos fios. Esses cabos podem possuir ou não blindagem e sua categoria variam de acordo com o número de voltas dos fios.
Cabos Coaxiais
Esse cabo possui um condutor interno de cobre, investido de um material isolante e seguido de uma malha condutora e capa protetora. Sua blindagem chega a ser mais eficiente que a dos cabos de pares trançados e são mais usados em links de transmissões de tvs analógicas e sinais digitais.
Fibras Óticas
Faz transmissões que se propagam e chegam aproximadamente na velocidade da luz. A fibra consegue ter mais segurança, confiabilidade, velocidade e maior cobertura em relação aos outros meios de transmissão.
O sistema de transmissão ótico é divido em 3 partes: a fonte de luz, que pode ser um laser ou LED, o meio de transmissão, fibra ultrafina de vidro ou de sílica fundida, e o receptor/detetor, fotodiodo. Então é possível transmitir dados binários, que são codificados com a presença ou ausência de luz, e que podem ser um sinal de voz, sinais de vídeo ou dados de um computador.
A fibra se divide em modos de luz, são esses a monomodo e multimodo.
Por fim os conectores são responsáveis por parte da perda da energia luminosa, por isso é feito um calculo com essa perda já inclusa.
Meios Sem Fio:
Como o nome já diz, é possível ter uma transmissão de dados ou interconexões sem a necessidade de cabeamento físico.
Ondas Eletromagnéticas
A frequência de uma onda é medida em Hertz (Hz), essa frequência é definida pelo número de oscilações por segundo que a onda terá.
Transmissão por rádio
Essa transmissão trabalha em frequências de ondas eletromagnéticas entre LF e UHF. A característica de