Cinesiologia
Cinesiologia
Alunos: Flávia Andressa e Sousa RA: 5660124399
Matheus Rodrigues Nogueira RA: 3703600079
Mariana Thaís Picolo Alvarenga RA: 5203949125
Murielle Fedrigo Ferreira RA: 5660124408
Robson H. Costa da Silva RA: 4997026737
Professor: Rodrigo
Período: 2/3°
Anápolis, 22 de maio de 2013
Quadril
O quadril consiste na articulação entre a grande cabeça esférica do fêmur e o profundo soquete proporcionado pelo acetábulo da pelve.
É a articulação proximal do membro inferior, a sua função é orientar-lhe em todas as direções do espaço.
Os movimentos do quadril são realizados por uma única articulação: a coxofemoral. A coxofemoral não apresenta grande amplitude de movimento, é mais estável e é a articulação mais difícil de luxar em todo o corpo.
A articulação do quadril possui muitas características anatômicas que se adequam bem para a estabilidade durante a ortostase, marcha e a corrida. Ossos, músculos e articulações forma um dos mais importantes segmentos articulares do corpo para o movimento.
Ossos do Quadril
O osso do quadril é constituído pela fusão de 3 ossos, sendo eles, o ílio (porção superior), ísquio (porção póstero - inferior) e púbis (Antero - inferior).
Os dois ossos do quadril unem - se anteriormente pela sínfise púbica, posteriormente com a porção superior do sacro e lateralmente com o osso fêmur.
Ílio
Formado por um corpo e asa.
Principais acidentes ósseos: * Espinha ilíaca póstero - superior. * Espinha ilíaca póstero - inferior. * Espinha ilíaca ântero - superior. * Espinha ilíaca ântero - inferior. * Crista ilíaca. * Face glútea ou externa. * Linha glútea anterior. * Linha glútea inferior. * Linha glútea posterior. * Fossa ilíaca. * Face auricular.
Ísquio
Formado por um corpo e um ramo.
Principais acidentes ósseos: * Túber isquiático. * Incisura isquiática menor. * Espinha