AD2 Historia da Educação
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA 2 – 2013.2
Disciplina: História da Educação
Coordenador (a): Helena Araújo
Aluno (a): Matr.:
Polo:
1ª Questão: Identifique e analise duas consequências da feminização do magistério no Brasil no final do século XIX. (2,0 p.) Uma das consequências da feminização do magistério foi a abertura do mercado de trabalho para as mulheres, deu acesso à mulher à vida pública. Antes a função da mulher era cuidar da casa e dos filhos. Para mulheres pobres foi muito significativo para manter o sustento, e para mulheres que já possuíam melhores condições financeiras foi uma abertura para exercer uma atividade fora dos domínios do lar. Outra consequência foi o desenvolvimento no processo de escolarização. Um aumento no número de escolas e de matrícula de meninas, a organização do trabalho escolar foi alterado pelo movimento de novos modelos pedagógicos que favoreciam a mulher conferindo a ela uma capacidade e dedicação exclusivas, que se supunha que o homem não pudesse oferecer, o que acarretou em mais uma consequência: o afastamento do homem da carreira docente.
2ª Questão: Leia o trecho abaixo e em seguida responda:
O Manifesto dos Pioneiros tornou-se, indiscutivelmente, um documento histórico, não somente pelo seu caráter abrangente, como dissemos, na definição de uma política nacional de educação e ensino, mas também porque foi único no gênero em toda a história da educação no Brasil.
(LEMME, Paschoal. O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova e suas repercussões na realidade educacional brasileira. R. Bras. Est. Pedag., v. 65, n.150, p.255-272, maio/ago. 1984)
Justifique a frase de Paschoal Lemme. (2,0 p.)
Esse Manifesto dos Pioneiros tinha verdadeiramente a intenção de atender as