AD2 EDUCACAO ESPECIAL
620 palavras
3 páginas
Rio, 29/4/2015Nome: Bruno José Bastos Nascimento
Matrícula: 12114040164
Polo: Campo Grande – Física
Nome da Escola: Sistema Elite de Ensino – Madureira (Ensino Fundamental e Médio)
Número de alunos: 315 Alunos regulares, 1 aluno com diagnóstico preciso e 1 aluno sem com diagnóstico preciso
Número de salas : 7
Os recursos multifuncionais, como data-show são móveis e podem ser utilizados em todas as salas.
A escola possui uma quadra poliesportiva e sala separada para monitorias, além também de possui um refeitório. Além disso, possue 4 banheiros, sendo um deles exclusivo para professores.
Média de alunos é de 45 por sala, contando todos os alunos. A média de alunos com alguma deficiência diagnosticada é de 0,14.
Não existe um programa educacional definido para alunos com alguma deficiência específica, nem adaptações curriculares.
O conceito de necessidades educativas especiais(NEE) surge de uma evolução nos conceitos que até então se usavam, quer eles fossem de raiz social, quer educacional. O termo NEE vem, assim, responder ao principio da progressiva democratização das sociedades, reflectindo o postulado na filosofia da integração e proporcionando uma igualdade de direitos, nomeadamente o que diz respeito à não descriminação por razões de raça, religião, opinião, caracteristicas intelectuais e físicas, a toda a criança e adolescente em idade escolar.
Tipos de NEE:
Permanentes: Exigem adaptações generalizadas do currículo; Este deverá ser adaptado às características do aluno. As adaptações mantêm-se durante grande parte ou todo o percurso escolar do aluno.
Temporários: Exigem modificações parciais do currículo escolar, adaptando-o às caracteristicas do aluno num determinado momento do seu desenvolvimento. Podemos definir inclusão social como um conjunto de meios e ações que combatem a exclusão aos benefícios da vida em sociedade,provocada nesse caso por alguma deficiência. Inclusão social é oferecer, aos mais necessitados, oportunidades de