Ad2 2004 2 Adriano Final
“Família, Escola e Cidadania: uma reflexão sobre o papel do educador”.
INTRODUÇÃO: O educador é mais do que ser um professor, é aquele que prepara o aluno para a vida, indo além da simples necessidade de repassar conhecimento e de prepará-lo para o mercado de trabalho. A família e a escola são fundamentais no processo de educação para a cidadania, sendo a função do educador a de receber o aluno proveniente do grupo familiar e prepará-lo na instituição chamada de escola, sendo necessário nos dias de hoje que o educador se adapte aos avanços da tecnologia e as mudanças que a estrutura familiar vem sofrendo nas últimas décadas. Pois o padrão de convívio professor-aluno se altera na medida em que essas mudanças ocorrem.
DESENVOLVIMENTO: A família é primeiro espaço de afeto, de segurança e de alteridade de uma criança, sendo que consequentemente é onde ocorre o primeiro passo do processo educação para a cidadania, por ser a instância matriz da socialização na vida das crianças.
A função social atribuída à família é desempenhar um papel primordial na transmissão dos valores e condutas que constituem a cultura, possuindo o caráter conservador e de manutenção social.
A escola é a instituição em que se faz a continuidade do processo de socialização, fornecendo um horizonte mais amplo no qual a criança ou o jovem inscrevem as suas vidas, realizando a mediação entre o indivíduo e a sociedade.
O papel da escola é de crucial importância na educação para a cidadania, de uma importância cívica fundamental, com a finalidade de preparar o indivíduo para viver na sociedade a que pertence.
A cidadania é o conhecimento de valores comuns, leis e instituições, uma obrigação de solidariedade, um contrato de coexistência pacífica e a busca constante de um justo equilíbrio entre liberdade e responsabilidade, que o indivíduo deve ter numa sociedade. A cidadania é a qualidade de cidadão, que está habilitado a