Projeto Interdisciplinar Final 2015
Resumo
A investigação do solo é um processo necessário e eficaz para se evitar as patologias nas fundações, pois oferece subsídios importantes para o engenheiro definir o projeto de fundação mais adequado para cada tipo de solo. Existem vários tipos de sondagens que podem ser realizada para atender as particularidades de cada obra. O custo deste procedimento torna-se irrisório levando em consideração os benefícios econômicos e de segurança que traz para o bom andamento da execução do projeto. Portanto, pôde-se concluir que a investigação criteriosa do solo tem um papel fundamental na execução de uma obra de engenharia, pois oferece informações precisas para que o engenheiro elabore de forma adequada o projeto de fundação, evitando-se que as mesmas tenham problemas futuros com patologias.
Palavras chave: Investigação do solo. Patologias. Sondagem.
1. INTRODUÇÃO
O presente projeto de pesquisa interdisciplinar apresenta a temática da investigação do solo na construção civil, como uma ferramenta para prevenir futuras patologias, realizando um estudo sobre os tipos de ensaios necessários.
Patologia dentro da área da Medicina é a parte que estuda as doenças, dentro da construção civil as edificações também apresentam problemas os quais são comparados às doenças, tais como: rachaduras, descolamentos, deformações, rupturas. Muitos desses problemas podem ser evitados se o engenheiro obtiver informações sobre o tipo e o comportamento do solo onde será erguida a edificação.
Neste sentido o objetivo deste trabalho foi demonstrar a importância da sondagem do solo para se evitar o problema das patologias nas fundações.
Para que o dimensionamento das fundações seja adequado a cada tipo de construção um processo essencial é o de investigação criteriosa do subsolo, através de ensaios realizados em campo. Essa etapa dará subsídios para que o engenheiro elabore o projeto de fundação levando em consideração o tipo