AD1 - CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO 1
QUESTÃO 1
O Brasil é um país que está se desenvolvendo lentamente. A grande maioria das cidades não foram planejadas, pensadas, projetadas, simplesmente, passaram a existir. O reflexo é a carência de saneamento básico e serviços de utilidade pública, um deles, o acesso a água potável. Outro problema que agrava ainda mais essa situação é a poluição da água potável, uma vez que diariamente os mananciais, rios, lagos, recebem resíduos de diversas naturezas, tornando a água não potável. Isso tudo sem falar da falta de informação a respeito do consumo de água, principalmente na população de baixa renda, agravo que se faz presente na realidade brasileira.
QUESTÃO 2
O ser humano tem modificado o equilíbrio de muitas espécies de animais, algumas vezes levando a consequências devastadoras, como a extinção. A caça excessiva, a destruição do habitat, o desmatamento e a poluição, são exemplos de ações humanas que geram prejuízos aos animais e ao meio ambiente. A extinção de animais e o desmatamento põe em perigo a biodiversidade do planeta. A caça predatória e ilegal, a derrubada de florestas, as queimadas, a destruição dos ecossistemas para a instalação de loteamentos e a poluição dos rios estão entre os fatores que também ameaçam a biodiversidade. Nossa saúde está integrada ao meio ambiente, por isso ao negligenciarmos a vida estamos destruindo o nosso bem estar e o de todos os seres vivos e, consequentemente, o futuro deste planeta.
QUESTÃO 3
A gestão adequada de proteínas na alimentação diária é indispensável e gera benefícios como auxilio no desenvolvimento e no crescimento muscular, melhora o sistema imunológico, promove o equilíbrio do PH adequado no sangue, além de auxiliar na transformação dos alimentos ingeridos em energia. As proteínas podem ser encontradas em alimentos como o queijo, leite e carne. A deficiência desse nutriente no organismo provoca sintomas como fraqueza e