AD Estruturacao Cooperativismo
Campus Virtual
Avaliação a Distância
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Questão 1 (3,0 pontos)
As cooperativas, de forma geral, têm peculiaridades quanto às transações produtivas e/ou comerciais e/ou financeiras com seus associados, conforme a Lei nº 5.764/71. Isso posto, responda:
Quais são os requisitos necessários para que uma operação realizada pela cooperativa possa ser caracterizada como "ato cooperativo"? Justifique sua resposta em um sucinto texto dissertativo.
Segundo o livro de estudos, o ato cooperativo, por natureza e vocação, visa ao benefício comum.
Ato cooperativo é um só, e como tal se manifesta definido pelo artigo 79 da Lei 5.764/71: Denominam-se atos cooperativos os praticados entre as cooperativas e seus associados, entre estes e aquelas e pelas cooperativas entre si quando associados, para a consecução dos objetivos sociais.
O ato cooperativo não implica operação de mercado, nem contrato de compra e venda de produto ou mercadoria, segundo o parágrafo único do mesmo artigo.
São três os elementos imprescindíveis para a concretização e classificação do ato cooperativo e precisam estar presentes na sua totalidade, pois, caso falhe algum elemento ou não se concretize inteiramente sua natureza jurídica, não haverá ato cooperativo perfeito, são eles:
1. Cooperativa;
2. Associado ou cooperado;
3. Objetivo social.
Questão 2 (3,0 pontos)
Pesquise o texto “Propriedades coletivas, cooperativismo e economia solidária no Brasil.” dos autores Edson Elias de Morais, Fabio Lanza, Luis Miguel Luzio dos Santos e Sílvia Schroeder Pelanda, conforme vimos no tópico de estudo 2, e, na forma de resenha, apresente suas inferências e/ou ideias.
Através da leitura do texto, podemos ver que a luta dos trabalhadores