AD Diversidade
Ao passar pelo conjunto de ilhas Galápagos, Darwin encontrou uma séries de espécies altamente peculiares, que variavam ligeiramente de ilha para ilha. Após muitas observações Charles descobriu que as espécies se adaptavam ao meio e que o mesmo selecionava as melhores características das espécies para sobreviver naquele ambiente. Charles propôs então a teoria da seleção natural, que só foi apresentada formalmente anos mais tarde na publicação de seu livro.
2)
Darwin demorou décadas para lançar seu livro pois ele não queria que suas idéias fossem reprovadas como as de Lamarck. Darwin ficou então vinte anos reunindo exemplos e mais exemplos que sustentavam sua teoria.
3)
A morte lenta de sua filha mais velha Anne Elizabeth em abril de 1851 marca o fim da crença de Darwin em um universo justo e ético, Charles retoma então o trabalho adiado por tanto tempo: a publicação de seu livro que revelaria de sua teoria da evolução.
4)
Quando Darwin recebeu a carta de Wallace, onde explicava a teoria da evolução e perguntava se ele achava adequado a publicação do artigo, Darwin entrega o documento a sociedade lineana indicando – o para publicação. Porem, todo o trabalho de uma vida toda de pesquisas e estudos tinha sido em vão. No entanto os colegas de Darwin da sociedade lineana sabiam a tempos de suas idéias e sugeriram que os dois apresentassem suas idéias juntos.
5)
Assim que foi lançado, o sucesso foi tão grande que todos os exemplares colocados a venda acabaram no primeiro dia, o livro apresentava sua teoria revolucionária da evolução das espécies através da seleção natural, e as espécies se ramificam sucessivamente a partir de ancestrais, como os galhos de uma grande árvore: a árvore da vida.
6)
Darwin baseou sua pesquisa nas idéias de Charles Lyell e Thomas Malthus, durante a viajem a bordo do HMS Beagle, Darwin tinha “Princípios da Geologia” de Lyell como livro de cabeceira, as obras de Thomas também forneceram pistas para Darwin e Wallace