AD COmex
Campus Virtual
Atividade de avaliação a distância (AD)
Disciplina: Gestão Estratégica de negócios internacionais II
Curso: Comercio Exterior
Professor:
Nome do aluno: Maicon Gonçalves da Silva
Data: 15/05/2012
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Após a leitura do texto a seguir, identifique e explique quais são as variáveis do modelo do Diamante de Porter que foram fundamentais para a cerâmica italiana.
Sua resposta deverá ser apresentada em um texto de no mínimo uma e no máximo três laudas.
Como Atua o "Diamante": A Indústria Italiana de Cerâmica
Michael J. Enright e Paolo Tenti
Na década de Oitenta, as empresas italianas tornaram-se líderes mundiais na produção e exportação de azulejos de cerâmica. Os produtores italianos, concentrados em torno da pequena cidade de Sassuolo, na região da Emilia-Romagna, respondiam por cerca de 30 por cento da produção mundial e por quase 60 por cento das exportações globais. Neste texto você saberá como tudo aconteceu.
O desenvolvimento da vantagem competitiva da indústria de cerâmica na Itália ilustra como funciona o "diamante" da vantagem nacional. A vantagem competitiva sustentável de Sassuolo decorreu não de uma situação estática ou histórica, mas do dinamismo e da mudança. Compradores locais sofisticados e exigentes, canais de distribuição fortes e exclusivos e a intensa rivalidade entre as empresas da comunidade, geraram pressões constantes pela inovação. Logo, o conhecimento emergiu da experimentação contínua e da experiência acumulada com a produção. O fato de se tratar de empresas de capital fechado e a lealdade à comunidade disseminaram o forte compromisso de investir no setor.
Os produtores de azulejos também se beneficiaram