Acúmulo de Lixo e Desperdício
O Lixo
É todo resíduo sólido proveniente de atividades humanas ou mesmo de processos naturais (poeira, folhas e ramos mortos, cadáveres de animais, etc) que são considerados sem utilidade, supérfluos ou perigosos, e que devem ser descartados ou eliminados. Existem vários tipos de lixo, como o urbano, domiciliar, hospitalar, industrial, nuclear, entre outros, mas todos precisam de um descarte adequado e sustentável.
Ciclo do Lixo
O ciclo do lixo tem início na coleta de matérias-primas naturais pra a produção de bens que serão consumidos, seguindo para a produção de resíduos, o descarte e a coleta. Seu destino final é encaminhado pelo rumo da coleta. Se for recolhido por um sistema seletivo, irá para reciclagem. Do contrário, irá para um aterro sanitário, espaço criado para depósito de lixo de maneira controlada, ou será incinerado. O problema desse ciclo é que o atual sistema mundial vem estimulando cada vez mais o consumismo, que impulsiona mais compra, que é causadora do desperdício, e mais resíduos que, por sua vez, não serão descartados da maneira correta, causando o acúmulo de lixo.
Acúmulo de Lixo
Quem abre um pacote de bala ou qualquer outro produto e descarta a embalagem numa calçada pode pensar que aquilo não fará diferença, mas está enganado. São muitos os riscos causados pelo acúmulo de lixo, como:
- Enchentes: Se o lixo é constantemente jogado em rios ou córregos, vão