Hemacias
O transporte de substancias através da membrana celular é essencial a sua vida.
A membrana é uma estrutura que permite que as células interajam com meio e umas com as outras controlando a passagem de substancias para dentro e para fora.
A capacidade de controle de uma membrana ser atravessada por algumas substancias e não por outras define sua permeabilidade, que quando em presença de uma solução existirá o solvente (meio líquido dispersante) e o soluto (partícula dissolvida) permitindo que a passagem da partícula sempre ocorra de um local de maior concentração para outro de concentração menor (sempre a favor do gradiente).
A passagem de substâncias através das membranas celulares envolve vários mecanismos, entre os quais:
Transporte passivo – (Ocorre sempre a favor do gradiente, no sentido de igualar as concentrações nas duas faces da membrana. Não envolve gasto de energia.)
Osmose;
Difusão simples;
Difusão facilitada;
Transporte ativo - (As substâncias são transportadas com gasto de energia, podendo ocorrer do local de menor para o de maior concentração (contra o gradiente de concentração))
Bomba de sódio e potássio.
Endocitose e exocitose:
Fagocitose;
Pinocitose.
Objetivos O objetivo deste relatório foi visar o transporte de substâncias através da membrana celular, levando em consideração as soluções selênicas adicionadas aos eritrócitos, observando o comportamento da célula.
Materiais e Métodos Os materiais utilizados para a realização da aula prática de transporte através da membrana foram: sangue proveniente de animais do hospital veterinário ( mantido em EDTA para que não houvesse coagulação sanguínea) e três tubos de ensaio que, foram identificados e adicionados em cada um dos mesmos 0,5 ml de solução salina isotônica (solução de cloreto de sódio a 0,9%), solução salina hipotônica (solução de cloreto de sódio a 0,3%) e solução salina hipertônica (solução de cloreto de sódio a 2,0%). Após o processo