ACV - Estudo de Caso
Conceito e estudo de caso
(Katia Broeto Miller)
Nome: Matheus Rodrigues de Andrade
Matrícula: 13/0033952
Professor (a): Vitória Ferrari
Data de entrega: 23/05/2013
Aula: 15
Aula 15
1. Introdução
Qual tipo de lâmpada (incandescente, fluorescente compacta ou LED) é a melhor opção em investimento (compra) e consumo? Qual a melhor opção no uso de sacolas para fazer compras no mercado? Existem dados concernentes ao consumo e investimento de tais materiais, porém não há um estudo de caso específico que avalie todo o processo produtivo até a formção desses produtos; não há dados suficientes para calcular os impactos ambientais negativos causados no processo de fabricação desses elementos.
Critérios como a da reciclagem também entram nesse estudo de avaliação. Muita das vezes, a sociedade usa materiais e não tem conhecimento do processo produtivo e da distribuição envolvida no produto. A partir daí, entra a importância da ACV.
2. Avaliação do Ciclo de Vida (ACV)
“ACV é uma ferramenta para avaliar as consequências ambientais e à saúde humana associadas a um produto, serviço, processo ou material ao longo de todo o seu ciclo de vida (do berço ao túmulo), desde a extração e processamento da matéria-prima até o descarte final, passando pelas fases de transformação e beneficiamento, transporte, distribuição, uso, reuso, manutenção e reciclagem.” (VIGON et al, 1995).
Com uma ACV de determinado produto é possível identificar melhorias que podem ser tomadas durante o processo produtivo para a diminuição de impactos ambientais, bem como uma redução do subjetivismo e a possibilidade de se trabalhar com dados reais. Até mesmo na formação de empregos relacionados a essa área.
Existem normas, metodologias, softwares e banco de dados (Ecoinvent, GaBi, etc) que fornecem conhecimento e fazem a gestão desses processos produtivos, em geral. Em relação à esses dados,