Acustica urbana
ARQUITETURA E URBANISMO
CONFORTO AMBIENTAL
RELATÓRIO DE ACUSTICA URBANA
DEBORAH CHRISTINE DA SILVA 1334274
RELATÓRIO – ACUSTICA URBANA: CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS.
Quando o Tema: ACUSTICA URBANA é abordado, o maior questionamento e preocupação não é a qualidade é a poluição sonora. O nível de ruído nas cidades, nas ruas, estradas, áreas industriais é tão alto e tão inevitável que mais parece que regredimos como seres humanos do que evoluímos.
A poluição sonora é hoje, depois da poluição do ar e da água, o problema ambiental que afeta o maior número de pessoas (WORLD HEALTH ORGANIZATION, 2003).
A velocidade de manifestação do dano depende, além do nível das emissões sonoras, de fatores como:
1) o tempo de exposição,
2) as condições gerais de saúde,
3) a idade Todos estes fatores, combinados, determinarão a influência efetiva do ruído sobre o indivíduo, e manifestar-se-ão, por exemplo, através: 1) do aumento da pressão arterial,
2) da aceleração da respiração,
3) do aumento da pressão no cérebro e Ruídos da ordem de 60 dB(A), nível sonoro gerado por uma conversação normal, provocam estas reações inconscientes governadas pelo sistema nervoso vegetativo e são independentes do fato de o ruído estar sendo considerado incômodo ou não .
Cada pessoa pode absorver o som de uma forma, enquanto uma pode ouvir um som de 20 decibéis a outra pode ouvir um de 5 decibéis, mas todas terão problemas de saúde se expostas a ruídos acima de 85 decibéis. Mesmo assim uma pessoa pode ficar exposta a este nível de ruído por até 8horas, cada aumento de decibel diminui o tempo de exposição.
A tabela abaixo contém dados do Ministério da Saúde.
Dentre os vários problemas sonoros que envolvem o estudo da acústica urbana podemos destacar o ruído urbano que é considerado o maior problema da vida moderna principalmente em grandes Centros Urbanos.
O ruído da cidade urbana é causado pelo ruído