Acupuntura e psicologia
CURSO DE PSICOLOGIA
SCHIRLEI SCHEFFER PEREIRA
ACUPUNTURA E PSICOTERAPIA
CRICIÚMA, JUNHO DE 2010
SCHIRLEI SCHEFFER PEREIRA
ACUPUNTURA E PSICOLOGIA
Trabalho solicitado pela professora Elenice de Freitas Sais, em comprimento parcial da disciplina de Modelos Emergentes em Psicoterapia, do Curso de Psicologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC.
CRICIÚMA, JUNHO DE 2010
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 04
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 05
2.1 Histórico da Acupuntura 05
2.2 Yin e Yang 06
2.3 A aplicação do Yin e Yang na medicina 09
2.4 Os Cinco Elementos 09
2.5 Psicologia e Acupuntura 16
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 18
4 REFERENCIAS 19
1 INTRODUÇÃO
A psicologia procura amenizar o sofrimento humano, desde modo vem oferecendo diferentes formas corretas e eficazes para tratar conflitos e sofrimentos inerente ao ser humano. O presente trabalho tem como objetivo apresentar os aspectos que ligam acupuntura e a Psicologia. Tendo como foco, definir quais o motivos que levam a Acupuntura a ser reconhecida enquanto um trabalho complementar do Psicólogo. Então para se concretizar este objetivo, é de fundamental importância que este trabalho apresente os pressupostos básicos da MTC (Medicina Tradicional Chinesa).
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 Histórico da acupuntura
A acupuntura faz parte da MTC (Medicina Tradicional Chinesa), sendo que sua história é muito antiga, sendo utilizadas milhares de anos no extremo oriente. Do século XVII em diante estas técnicas foram introduzidas na cultura ocidental, sendo utilizadas continuamente no ocidente, enquanto princípio terapêutico, a partir do século XX. A Medicina Tradicional Chinesa é composta de diversos métodos de tratamentos, entre eles a fitoterapia chinesa, que é o uso de ervas para o tratamento clínico, a massoterapia, que são massagens, entre outros.