ACUPUNTURA: VASOS MARAVILHOSOS
INTRODUÇÃO
A acupuntura é um processo terapêutico milenar que com grande freqüência determina curas e melhoras categóricas. Consiste no tratamento e manutenção da saúde, sendo primordialmente preventivo.
Através dos dados arqueológicos presume-se que a sua origem remonte há cinco mil anos e que seu berço tenha sido a China. O termo acupuntura vem do latim: acus = agulha, e punctura= picar, isto porque os padres jesuítas franceses do século XVII foram em missão cientifica à China e descobriram a prática de se enfiar agulhas finas em pontos cutâneos específicos, para o tratamento de diversas doenças e algias, com o objetivo de regular a circulação de energias pelo organismo promovendo a homeostase.
O transporte das energias por todo organismo é feito através dos “trajetos energéticos” chamados de Meridianos. São verdadeiros vetores de energia que se propagam através do corpo. Consistem em estruturas canaliculares distribuídas ordenadamente que conduzem a energia vital, formando uma rede energética ligando o exterior com o interior do corpo e interligando as diferentes estruturas do organismo.
A unidade estrutural canalicular é formada por um sistema de meridianos. Em primeiro lugar acham-se os meridianos principais, que sulcam a superfície, sendo em número de 12. Estes são simétricos, existindo um para cada lado do corpo, onde cada um deles representa um órgão ou uma função. A energia percorre esses meridianos com um sentido sempre constante e os meridianos se unem uns aos outros mediante canais acessórios chamados vasos secundários, de tal modo que a circulação de energia consiste um sistema fechado de sentido constante. Dentre os Meridianos Secundários temos: Meridianos Curiosos ou vasos Maravilhosos, Meridianos Ligamentários ou têndineo-musculares, Meridiano Distinto e os Meridianos de Passagem (Transversal e longitudinal).
Os doze meridianos principais recebem este nome porque são meridianos