aculturação dos indiginas no seculo 20
Foi o que aconteceu com os índios brasileiros, o processo de aculturação da população indígena começou em 1500 quando os portugueses aqui chegaram, e começaram a impor a sua cultura sobre os indígenas. Um exemplo disso foi à catequização indígena pelos Jesuítas, que tinham como objetivo: Catequizar os índios americanos, transmitindo-lhes as línguas portuguesas e espanholas, os costumes europeus e a religião católica.
No presente a aculturação indígena se dar por três aspectos educação, saúde e comercio. Porem indigenistas possuem iniciativas a fim de prover, desta forma, educação, saúde e subsistência aos indígenas sem que os mesmos saiam de seus territórios e, conseqüentemente, sejam envolvidos pela cultura não indígena,portanto, a permanência ou não em seu território natal é essencial para preservação cultural.
Pode-se observar que as perdas culturais mais profundas, são irrefreáveis, e vêm acompanhadas da perda do território e sucessiva troca por outro onde a expressão grupal possui diferentes códigos e, em geral, o estranho passa por um processo que vai da discriminação social até a marginalização.
O processo de “domesticação” dos povos indígenas acarretou uma grande perda cultural, onde os mais prejudicados foram os índios, que acabaram por perder sua identidade cultural.
Uma retrospectiva histórica
As crônicas mais antigas, a historiografia e a pesquisa histórica latino-americana foram feitas sob a perspectiva do colonizador branco, através de autores europeus com formação teórica européia, e que ainda hoje prevalece numa parte de nossa historiografia e na maioria dos livros didáticos.
O período de 1500 a 1755, com raras exceções, foi