Actuação do FMI
Organizações Financeiras e Económicas Internacionais
Curso: Relações Internacionais & Diplomacia
Ano Lectivo: 2013/2014, 1º Semestre
Docente: Ariana Cabral
Sinopse
A globalização, abertura de mercados, elevados e crescentes fluxos de capitais, mercadorias, mão-de-obra e ideias entre economias, intensificação do comércio internacional, blocos económicos regionais, crise financeira internacional, entre outros fenómenos, veio evidenciar a necessidade de coordenação, regulação, protecção, financiamento e estabilidade do sistema financeiro internacional.
À medida que cresce a interacção económica e financeira a nível global, cresce também a necessidade de coordenação entre as economias através das organizações económicas e financeiras internacionais e, se por um lado, essas organizações tiveram na sua origem fenómenos como os acima citados como a globalização e intensificação do comércio internacional, entre outros, por outro, são elas que incentivam esses mesmos fenómenos e hoje são fundamentais para a promoção e manutenção da estabilidade do sistema financeiro internacional.
Objectivos
Os objectivos da disciplina Organizações Financeiras e Económicas Internacionais são de dar a conhecer aos discentes o papel e importância dessas organizações no seio da comunidade internacional evidenciando alguns aspectos como génese, estrutura formal e objectivos dessas organizações.
Programa
Capitulo I. Evolução do Sistema Financeiro Internacional e o surgimento das Organizações Financeiras e Económicas Internacionais.
1. Evolução do Sistema Financeiro Internacional
2. Acordos e Tratados Multilaterais
3. Organizações Financeiras e Económicas Internacionais
3.1.