active learning
Título: O USO DE PBL NO ENSINO DA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
1.Objetivo
Apresentar a aplicação do ABP (PBL) no curso de engenharia de produção da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), especificamente para a disciplina de Gestão da Qualidade.
2.Metodologia
Estudo de caso. Para conteúdo teórico de suporte à resolução do problema o professor da matéria optou em realizar quatro aulas conteudistas antes da aplicação do problema. Após a teoria, os alunos se dividiram em 4 equipes e receberam um porblema: um pedido de uma empresa de brinquedos de 10.000 barcos de papel/mês, e algumas especificações de peso e tamanho.
Os alunos teriam que desenvolver o projeto do produto, o projeto do processo, e o projeto de manufatura e controle. A equipe foi dividida em: 1 coordenador, 1 gerente comercial, 1 gerente de produto/processo , 1 gerente de controle de qualidade, 1 supervisor da produção, 1 planejador/programador, 2 operários.
Após analisarem o pedido, os alunos analisaram o tempo que teriam para executar a atividade, o tempo gasto para construir um barquinho, determinaram a quantidade exata de matéria prima que deveriam comprar, planejaram a quantidade que seria produzida, compraram a matéria prima e iniciaram a produção.
Depois que o tempo previsto para a produção esgotou, iniciou-se o processo de auditoria feito pelo tutor (professor). Ao final da aplicação do PBL os alunos foram convidados a apresentar os resultados de “lucratividade” e de “qualidade”.
3. Principais resultados
Os autores do artigo observaram que os alunos tiveram uma postura positiva, e, além de participarem da atividade, se empenharam para resolver o problema que lhes foi apresentado.
Concluiram que o PBL favorece o desenvolvimento de habilidades como trabalho em equipe, resolução de problemas, liderança entre outras.
4. Considerações gerais
Antes de explicar como foi feito a simulaçao, os autores explicam muito bem, se baseando na literatura, o que