A historia da filosofia
O termo grego physis, traduzido por “natureza” em geral e a “natureza” em particular, possui também o significado de realidade, não aquela pronta e acabada, mas a que se encontra em movimento e transformação. Então, a pergunta: “o que é a physis?”, procurava questionar sobre a origem de todas as coisas que constituem a realidade e que se manifestam no movimento. Ela investigava sobre um princípio único, o princípio primordial – arkhé, que significa “comando" - constitutivo, dirigente e ordenador das coisas e do universo, em sua diversidade e até contraditórios aspectos.
As investigações dos primeiros filósofos, chamados de pré-socráticos por terem existido antes de Sócrates, têm como características a elaboração de hipóteses racionais sobre a origem e composição do universo. Eles se ocuparam especialmente em elaborar uma cosmologia que explicasse a origem e composição das coisas existentes no universo.
Pouco se sabe sobre as idéias dos pré-socráticos, visto que eles escreveram pouco e em condições que, a rigor, são mal conhecidas por nós, além de que seus escritos, na íntegra, se perderam