acontecimentos que marcaram as décadas de 40 e 50
Em primeiro momento as vitórias foram do Eixo, porém com ataque do Japão a uma base americana, marca a entrada dos EUA no conflito junto com os aliados dando início a derrota do eixo.
No ano de 1945 termina o conflito, com a rendição da Alemanha e Itália. O Japão resistiu por mais tempo, tendo como conseqüência um ataque por parte dos EUA, na qual lançaram as bombas atômicas sobre a cidade de Hiroshima e Nagasake, uma ação que provocou a morte de milhares de cidadãos inocentes causando a destruição de cidades resultando em dividas incalculáveis.
Dentre os acontecimentos ainda destacaram-se o holocausto por conta do racismo mais de seis milhões de Judeus foram mortos. Com o final dos conflitos, foi criado a ONU, com objetivo de manter a paz entre as nações, com tudo iniciou-se a Guerra Fria, entre EUA e a União Soviética em uma disputa de poder. Com o final da guerra muitos países ficaram destruídos avento necessidade de investimento financeiro para a reconstrução, nesta época foi criado pelo Presidente Americano o Plano Marshall, um plano econômico cujo principal objetivo era possibilitar a reconstrução dos países capitalistas através de empréstimos financeiros, deixando organizada a economia dos países capitalistas e causando a sua dependência.
O Brasil passou a participar do conflito a partir de 1942, na qual o Presidente da Republica era