CONHECIMENTOS BANCARIOS
O mercado de bolsa de derivativos e de futuros é administrado e regulado, respectivamente: a. ( ). BM & FBOVESPA e Banco Central.
b. ( ). Banco Central e CVM.
c. ( ). CVM e BM & FBOVESPA.
d. ( X ). BM & FBOVESPA e CVM. 2. Relacione os conceitos dos segmentos do Mercado Financeiro:
O mercado de derivativos e de futuros, no qual a BM&FBOVESPA atua, está segmentado na forma abaixo:
(a). Futuro
(b). Opções sobre Disponível
(c). Opções sobre Futuro
(d). Opções Flexíveis
(e). Swaps
(f). Termo
(g). Disponível (à vista ou spot)
(h). Operações estruturadas
(i). Outros Derivativos de Balcão
( b ) em que uma parte adquire de outra o direito de comprar (opção de compra) ou vender (opção de venda) o instrumento-objeto de negociação, até ou em determinada data, por preço previamente estipulado.
( a ) em que as partes assumem compromisso de compra e/ou de venda para liquidação (física e/ou financeira) em data futura, contando com o ajuste diário do valor dos contratos, que é o mecanismo que possibilita a liquidação financeira diária de lucros e prejuízos das posições. Essa modalidade também possibilita a intercambialidade de posições, ou seja, o compromisso assumido com uma contraparte poderá ser encerrado com outra operação com qualquer contraparte, sem a imposição de vínculo bilateral.
( c ) em que uma parte adquire de outra o direito de comprar (opção de compra) ou vender (opção de venda) contratos futuros de um ativo ou commodity, até ou em determinada data, por preço previamente estipulado.
( e ) como as opções flexíveis, são contratos negociados em balcão e registrados na BM&FBOVESPA via sistema eletrônico. Nesse caso, as partes trocam um índice de rentabilidade por outro, com o intuito de fazer hedge, casar posições ativas com posições passivas, equalizar preços, arbitrar mercados ou até alavancar sua exposição ao risco. Os contratos têm grande flexibilidade de especificação (baixa padronização).