Acontecimentos culturais no bairro da Lapa
Televisão: Os anos 50 são considerados como a Era de Ouro da Televisão por algumas pessoas. As vendas de televisores aumentaram enormemente e em 1950 4,4 millhões de famílias americanas tinham um aparelho televisor. Os americanos devotavam a maior parte do seu tempo livre para ver canais de televisão.
Cinema: Alice in Wonderland (1951) - Cinderella (1950) - Lady and the Tramp (1955) - Peter Pan (1953) - Sleeping Beauty (1959) - Sinzeen Lain Fair (1959)
Música: Surge o Rock N' Roll,nos Estados Unidos que repercutiu mundialmente com os cantores Bill Haley,Elvis Presley,Chuck Berry,Chubby Cheker entre outros.
Moda: No início da década o padrão de beleza foi marcado pelo Brigitte Bardot até 1957. As vestimentas recebem influências da moda da década anterior como:
- saias godê e soutiens de bojo;
- estampas de poás eram também muito usadas pelas mulheres nessa época;
- topete e Calça jeans.
Inicia-se o movimento Beat, que influênciou a década seguinte.
No final dessa década o padrão de beleza é marcado pelo corpo esquálido, baseado na modelo inglesa Twiggy (1933-1987) e na atriz Raquel Welch. Muito diferente do corpo dos anos 1940 marcado pelas curvaturas corporais das atrizes Marilyn Monroe e Ava Gardner.
Futebol: Alemanha e Brasil conquistam seus primeiros títulos numa Copa do Mundo de Futebol.
Acontecimento cultural no bairro da Lapa na época de 1950-1960
O Mercado da Lapa foi construído na década de 1950. Segundo o Departamento do Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura, foi um dos primeiros mercados municipais de bairro com edifício projetado especialmente para a função. Casas e terrenos que existiam no local foram desapropriados para a realização da obra, que foi considerada de utilidade pública pela prefeitura.
Desapropriações: "Lei determina construção do mercado da Lapa", noticiou o Estado na edição de 2 de julho de 1950. O prefeito da época, Lineu Prestes, havia