ACONSELHAMENTO PASTORAL
O alvo do aconselhamento é nos levar a um ponto de maturidade, a resolução de nossos conflitos e crises interiores. Para isso é necessário deixar nosso “eu” e nos quebrantar e reconhecermos que precisamos de alguém que possa nos aconselhar no tocante a visão bíblica. É importante a ética para que o aconselhamento se consolide, pois onde há confiança a cumplicidade aumenta, o que faz com que os laços também aumentem. Cabe ressaltar que o aconselhamento é parte no processo de santificação. Ele vai servir para consolar, admoestar, exortar e repreender, também conduzir a pessoa a uma vida de oração.
O conselheiro fará o papel de Orientador, vai ao centro da verdade bíblica. A base para a verdade que rege todas as esferas de comportamento é a Bíblia.
As respostas que precisamos estão em Jesus. Eu descanso em Deus
Obedecer a consciência provendo ajustes necessários na nossa vida nos preserva em perfeita paz e autoridade.
Chegar à obediência de Cristo. A felicidade é apenas um efeito colateral desta motivação. O aconselhamento pastoral pode nos desafiar de duas formas, primeiro como aconselhado, onde nós estaremos frente a nossa liderança, expondo nossos desafios, dúvidas e crises e outra forma de conselheiro, quando pessoas chegam até nós para pedir aconselhamento. A primeira forma, nos desafia a deixar todo nosso orgulho e reconhecermos que somos falhos, que precisamos as vezes de alguém para clarear a visão de Deus para nós, já a segunda forma, nos desafia a ter conhecimento suficiente da palavra de Deus para que possamos passar um conselho verdadeiro sob a direção de Deus