aconselhamento familiar
Finanças
INTRODUÇÃO: Não resta a menor dúvida de que a área financeira é uma das mais complicadas na vida familiar. Boa parte dos conflitos entre casais surge por uma visão ou posicionamento inadequado sobre a vida financeira no lar. Vivemos numa sociedade consumista em que somos pressionados a nos equipararmos a um padrão de vida que, na maioria das vezes, não temos condições de acompanharmos.
O conceito de felicidade para muitas pessoas está alinhado com a possibilidade de se comprar ou não determinadas coisas, e quando frustradas em seus intentos manifestam toda a sua ira sobre aqueles que julgam culpados por isso.
Os papéis de marido e mulher, dentro da sociedade moderna, têm-se modificado nos últimos tempos, levando a mulher para o trabalho fora do lar e alterando a forma como o orçamento doméstico é administrado, gerando conflitos.
Cada pessoa encara o dinheiro e os bens de modo diferente. Para muitos significa: sucesso, poder, segurança emocional; e lutam de forma incansável por obtê-lo. Outros pouca importância dão ao assunto. Os dias estão cada vez mais difíceis com a crescente crise de empregos, quando muitos chefes de família passam meses desempregados; também nossas famílias manifestam crescente necessidade de novas coisas.
Como podemos ver, a tensão por causa do dinheiro é fonte de problemas constantes, que necessitam de tratamento adequado. Diante do exposto, o que a Bíblia nos ensina a respeito do dinheiro ?
2. O POSICIONAMENTO BÍBLICO SOBRE O DINHEIRO:
a) Deus é proprietário de todas as coisas – Sl 24:1. Logo, nós possuímos coisas, mas Deus é dono delas. Nós ganhamos dinheiro, mas é Deus quem nos capacita. Nós somos de Deus, portanto tudo que temos é Dele.
b) A vida do homem não consiste na abundância de bens que ele possui e Jesus chama de louco aquele que coloca as riquezas no centro de sua vida – Lc 12:13-21.
c) Deus tem cuidado com sua criação e tem ainda maior cuidado para com aqueles que o buscam,