Resumo Aconselhamento e Orientação Familiar
PARA DIZER SIM
RESUMO
CAPITULO 1
Tratamos a respeito dos da que influenciam a escolha para que um casal decida pelo matrimônio, através do namoro, do noivado e dos primeiros passos na vida de casados. Existe uma diferença bastante clara entre o sentimento de amor e paixão. È necessário pautar o relacionamento no amor, que possui um elemento divino de sacrifício e autonegação, enquanto paixão é um sentimento que busca o interesse próprio e egoísta. A paixão é a fagulha que incendeia aos corações abrindo as portas para o amor que pé mais excelente.
Os perigos do namoro nos moldes seculares, em sua grande maioria é que trazem apenas frustações e feridas na alma que são difíceis de curar. Isso acontece porque Deus criou o homem para se relacionar apenas com mulheres que o senhor separou para ele. O namoro é um tempo de descoberta e deve ser encarado como o inicio de um compromisso que leve ao casamento. O padrão que devemos seguir é o do Senhor, não o do mundo.
O noivado cristão é um tempo onde o compromisso é estabelecido e tudo deve ser preparado para o grande dia do casamento. Os problemas individuais devem ser resolvidos e os princípios para o casamento devem ser aprendidos, através de aconselhamento ou curso pré-nupcial.
È o casal que deve planejar e conversar sobre quais os princípios e objetivos que ambos desejam atingir em seu casamento. Os maiores responsáveis pela destruição do matrimônio não são externos, mas internos. Existem fases ou estações em todo o casamento. E devem ser entendidas para que juntos o casal possa sair das fases ruins e estabilizar nas melhores. A teoria de Chapman aponta para a dinâmica do casamento. Mudamos todo o tempo. Podemos passar rapidamente de uma estação para outra, mas podemos passar muito tempo em determinada estação e isso anular o desejo de continuar crescendo no relacionamento. Nós escolhemos também o tempo que vamos passar no inverno ou no outono.
ACONSELHAMENTO