Acne
Thaysa Santos1 (thaysamirelle_@hotmail.com); Nathally Ramos1; Ana Cláudia Neves2; Enúbia Coutinho2 1. Associação Caruaruense de ensino superior (ASCES). 2. Farmácia de Pernambuco Unidade Agreste.
INTRODUÇÃO
O acne é uma doença da unidade pilo-sebácea que afeta normalmente áreas como face, dorso e tórax1. Em 2006, a acne foi responsável por 14% das consultas realizadas em dermatologistas por questões de cuidados com a pele ou insatisfação2. O tratamento é feito para evitar lesões cutâneas ou transtornos psicológicos provenientes da baixo autoestima provocado pelas lesões3.A isotretinoína é o fármaco imposto para tratamento da Acne e o mesmo é fornecido pelo Ministério da Saúde (MS), através do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF)4 , imposto em protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas (PCDT). O CEAF é aprovado pela portaria 2981/2009, que divulga a lista de medicamentos acobertados, seus respectivos grupos e todas as etapas do processo5. Um dos agravos que estão impostos no CEAF é a acne grave, onde em seu PCDT possui a classificação do CID-10 (Classificação estatística internacional das doenças e problemas relacionados à saúde)3.A isotretinoína apresenta-se em 10 e 20 mg e a dose varia de 0,5-2 mg/kg/dia, em 1 ou 2 tomadas diárias3.
MATERIAIS E METODOS
Todos os pacientes do CEAF com acne grave na farmácia de Pernambuco unidade Agreste (FPEUA) estão inseridos no sistema informatizado HORUS especializado. Trata-se de um estudo transversal com dados quantitativos realizada no mês de abril de 2013 com amostra composta por 98 pacientes. Foram levantadas as informações referentes a sexo, idade, raça, CID da doença e posologia diária relacionada ao peso.
RESULTADOS E DISCUSSAO
A pesquisa revelou que dos 98 pacientes estudados 46,93% (46 indivíduos) eram mulheres, enquanto que 53,07% (52 indivíduos) eram homens. Em relação a faixa etária 40,8% (40